O planejamento estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, com foco em críticas coerentes e compreensíveis a toda organização, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado.
solu1Etapa necessária para colocar em prática o planejamento estratégico:

Definir o negócio: dar um significado único para as suas atividades da empresa, a fim de evitar que ela seja percebida de maneira imprecisa;
Definir a visão de futuro: com o propósito de criar a imagem da empresa em um estado futuro ambicioso e desejável, relacionando essa imagem com a máxima satisfação dos clientes;
Definir a missão: tem como origem o vocábulo “mitere”, que significa, a que foi enviado. É a razão de ser da empresa;
Definir os valores ou princípios filosóficos: que regem as ações e decisões da empresa, segundo os quais ela age.
Com base nas definições do negócio, visão, missão e princípios filosóficos da empresa, os seus líderes, juntamente com sua equipe de colaboradores, realizarão uma análise do ambiente.

A metodologia adotada pela Smart Boss é chamada SWOT, onde avaliamos conjuntamente os fatores internos do ambiente organizacional, segmentando-os em pontos fortes e pontos fracos, avaliando, dentre outros aspectos: a estrutura organizacional; as práticas funcionais; os fluxos de informações; a gestão financeira e o controle da gestão.

Na sequência há uma análise de ambiente externo, considerando oportunidades e ameaças de mercado, do ponto de vista de clientes, fornecedores, político, legal, tecnológico e parceiros de negócios. Essa visão 360º é importante para considerar o posicionamento da empresa frente ao mercado e avaliar como é percebida pelos seus interlocutores.

Feitas as análises do ambiente interno e ambiente externo, realizamos conjuntamente com a equipe as estratégias de longo prazo, as quais caracterizam-se por um conjunto de ações que se pretende desenvolver num horizonte temporal acima de 02 anos;

Nos projetos Smart Boss, também desenhamos as metas organizacionais e os indicadores que contribuem para o sucesso do planejamento.

Por fim, o planejamento estratégico é monitorado sistematicamente para que as empresas não voltem a ser levadas ao cotidiano caracterizado pela urgência e pela realização de atividades que não dão sentido à sua existência e que ainda ameacem a sua permanência em um mercado altamente competitivo.
Metodologia

Feita de maneira conjunta com o cliente e respeitando o que foi construído até o momento, preferencialmente usamos BSC (Balance Scoarecard), porém já realizamos trabalhos via Business Plan; com base em orçamento; com base em SWOT; com base em  BCG (Boston Consulting Group), e plano de ação,  o importante é a empresa saber para onde vai e conseguir meios de acompanhar seus resultados, e na sequência de seu amadurecimento gerencial, seguir  fortalecendo seu pensando estratégico.
Alguns projetos destacados:
qginsetgest link data