A gestão orientada para resultados é um modelo de administração de empresas que exige bastante comprometimento da equipe, especialmente por não ser voltado para o número de horas trabalhadas e, sim, ao empenho para a finalização das metas. Ao contrário de uma gestão tradicional, focada em processos, a gestão por resultados enfatiza os objetivos a serem alcançados e os valores da organização. O conceito desse tipo de gerenciamento é priorizar os resultados em todas as ações previamente combinadas em diferentes níveis de estratégia, conforme a evolução individual de cada organização, assim com o objetivo de otimizar o desempenho da empresa.

Independentemente de seu porte ou de sua área de atuação sempre é importante desenvolvermos um caminho a seguir, combinar metas, definir diretrizes e acompanhar a sua realização.

Características da gestão por resultados:
• A chave para todo o processo é o foco no resultado e não nos procedimentos;
• A responsabilidade por atingir ou não os resultados propostos são de todos;
• A liderança é participativa;
• Todas as unidades da empresa andam juntas e estão integradas para que seja possível obter o resultado desejado, cada uma contribuindo com sua tarefa.

Metodologia dos 5 Porquês (5Whys)

A metodologia 5 porquês, também conhecida como 5Whys, é uma ferramenta muito ligada à gestão da qualidade total e a melhoria continua (monitoramento). Ela foi desenvolvida e aprimorada pela Toyota, tendo surgido como elemento importante para auxiliar na resolução de problemas internos.  Ela consiste na repetição da pergunta “Por quê?” diante da questão a ser aprofundada na organização e, com ela, torna-se ainda mais fácil chegar à raiz do problema com clareza.

Esse método faz com que a equipe reflita sobre os problemas de forma mais aprofundada. Focando em chegar numa causa raiz, os sintomas dos problemas se unem para mostrar o que realmente está causando a falha. Sendo assim, fica muito mais fácil chegar numa solução para os problemas.

Fazendo reuniões e discutindo em grupo, será mais fácil chegar a um consenso sobre as causas dos problemas e, assim, ter uma visão mais clara de qual caminho tomar.

Para que a análise 5 Porquês seja bem-sucedida, a equipe precisa ser completamente honesta em suas respostas, além de ter sempre em mente que essa metodologia é complementar a outras de maior complexidade. Se apenas ela não for suficiente, usamos métodos como o Diagrama de Ishikawa ou o Ciclo PDCA adicionalmente.

Vantagens desse modelo de gestão:

• Revisar os objetivos e metas da empresa para que os gestores e empresários tenham uma visão clara dos objetivos e do planejamento estratégico do negócio;
• Definir os objetivos da equipe com cronograma de ações: gestores e colaboradores precisam se reunir para estabelecer os objetivos de cada um, determinando um prazo para a apresentação dos resultados;
• Monitorar o processo: antes de o prazo estabelecido terminar, é preciso organizar algumas reuniões para saber se os objetivos efetivamente serão alcançados;
• Avaliar o desempenho: análise baseada no atingimento ou não dos objetivos;
• Recompensar: os colaboradores são recompensados por atingirem os resultados.

Para que seja possível adotar esse tipo de gestão na empresa, é preciso saber como o processo realmente funciona e se ele de fato é adequado para atingir seus objetivos. Algumas características da gestão por resultados podem ajudar a entender melhor como ela acontece dentro da empresa:

Uma das maiores vantagens de se adotar a gestão orientada para resultados é o fato de que os colaboradores se sentem mais motivados, pois estão envolvidos em todo o processo e sabem que sua participação realmente faz diferença para o alcance das metas. Isso sem contar que a comunicação também melhora, com a boa interação entre os membros da equipe surgindo como fundamental para o sucesso do empreendimento. O comprometimento do time e sua produtividade também aumentam, uma vez que todos passam a ter clareza do seu papel para chegar aos resultados. Assim a sensação de pertencimento é maior e o engajamento e a produção consequentemente melhoram.

O sucesso da gestão por resultados leva a empresa a enxugar custos, otimizar um projeto ou aumentar a produtividade da equipe. Tudo isso requer um envolvimento maior entre os gestores e os colaboradores e o estabelecimento de objetivos e prazos claros para cada um.

FCA - Fato, Causa e Ação

Complementar ao 5 Whys o FCA é uma metodologia que te apoia na resolução de problema. Consiste em identificar o fato, ou problema em questão, sua causa e definir uma ação para resolvê-lo.

Fato: o problema em si. Nesta primeira etapa deve ser identificado o motivo de uma meta não ser atingida, do desempenho estar alterado ou de um resultado não sair como o esperado.

Causa: os motivos que desencadearam o problema. Importante ressaltar que, ao ter estabelecida a causa, os efeitos passarão a ser controlados. Além disso, é possível fazer uma prevenção de risco e evitar que o problema ocorra novamente.

Ação: trata-se do plano de ação a ser desenvolvido e colocado em prática após as causas do problema terem sido identificadas. O plano de ação é utilizado para garantir que nenhuma tarefa seja deixada para trás, desde simples atas de reuniões até tarefas mais complexas, como um projeto.

A vantagem é que a metodologia possibilita que se chegue à causa raiz de qualquer problema e que, portanto, se formule soluções que realmente possam resolver a questão. Além disso, a metodologia FCA ajuda a produzir e adquirir conhecimento aprofundado sobre os processos que envolvem o seu negócio.

Alguns Projetos Destacados:
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